

Equipe

Mithaly Corrêa
Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2023). Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/UERJ com fomento da CAPES pelo Programa de Excelência Acadêmica (PROEX/CAPES). Pós-graduanda em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação pela Faculdade Líbano. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Juventude, Educação, Gênero e Sexualidade na Cibercultura - JEGESC/UERJ. Bolsista de Pesquisa nível C pelo Projeto de Inovação Semestral (PINTEC Semestral) da UFRJ em parceria com a FUJB, UFRJ e ABDI, com financiamento da Fundação Universitária José Bonifácio pelo Grupo de Indústria e Competitividade do Instituto de Economia da UFRJ - GIC-IE/UFRJ. Integrante do GT Parentalidade e Equidade de Gênero - UFRJ (2021 - atual). Coordenadora do Núcleo Virtual de Pesquisa em Gênero e Maternidade - Núcleo Materna (2020 - atual). Integrante do Grupo de Estudos da Maternidade do Núcleo Materna e Projeto Mães na Universidade da UFRJ (2023 - atual). Vice-coordenadora do Projeto de Extensão Universitária "Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão de mulheres-mães" da UFRJ (2021 - atual). Co-fundadora da Rede de Mães Geocientistas - GeoMamas vinculada à Associação Brasileira de Mulheres Geocientistas - ABMGeo/RJ. Pesquisa Movimentos de Mães Universitárias em/nas redes e ciberfeminismo como estratégia de resistência, com foco em desigualdades educacionais no ensino superior.
Deylane Baía
Mãe do Emílio, Antropóloga, com mestrado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, área de concentração em Antropologia, da Universidade Federal do Pará (PPGCS/UFPA). Possui Especialização em Educação para Relações Étnicorraciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), com ênfase em Antropologia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É Doula formada pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (GAMA-SP) e Aromaterapeuta membro da Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia (ABRAROMA). Integra o Coletivo de Doulas do Pará e atua como técnica efetiva em Gestão do Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação em Ciências Sociais na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) e como professora efetiva de Ciências Sociais na Secretaria de Estado Educação (SEDUC-PA), onde ministra a disciplina Sociologia no Ensino Médio Regular e também no Técnico Integrado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior Profissional e Tecnológica (SECTET-PA)
Ivana Moura
Ivana Moura, mãe atípica, Feminista, graduada em pedagoga pela Anhanguera-UNIDERP, Especializada em Psicopedagogia pela UniversidadeS integradas FAVENI, mestranda em Serviço Social na PUC-RIO e pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Políticas afirmativas e reconhecimento (GPAAR-PUC)
Carla Fontoura
Escritora baiana de textos informativos feministas e poemas, redatora, tradutora, mãe feminista de Kabir. Graduada em Comunicação pela UNEB e em Pedagogia pela UNOPAR. Colunista da Não me Kahlo, Núcleo Materna, Mães que escrevem e Soteroprosa. Pessoa não-binária (ela, ele, elu) e pansexual.
Juliana Márcia
Juliana Marcia Santos Silva - Graduada em Serviço Social (2017) e mestra em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela UFBA (2020). Doutora em Serviço Social pela PUC-Rio (2024). Membro do GT Mulheres Cientistas e Maternidades Plurais da UFG - GTMCMP, do Grupo de Pesquisa Ciência, gênero e educação - CIGE-NEIM-UFBA, do grupo de Políticas de Ações Afirmativas e Reconhecimento - GPAAR PUC-Rio, e do GT para realizar estudos técnicos relacionados à Política Nacional de Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação. Ativista do Coletivo Nacional de Mães na Universidade.


Luana de Paula Santos
Mestra em Integração Contemporânea da América Latina pela UNILA (2024). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais pela UNIOESTE (2023); Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo Trabalho pela UFPI (2022); Especialista em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional Integrada ao PROEJA pelo IFRN (2022); MBA em Gestão Escolar pela USP (2021); Licenciada em Pedagogia pela UNINOVE (2019) e Licenciada em História pela UFMT (2018). Trabaha com pesquisas e formações nas áreas de gênero, feminismos, humanização do parto, direitos reprodutivos, história do parto e parteiras tradicionais, amamentação, maternidades, mulheres e futebol, educação, educação especial e inclusiva, diretos humanos, direito constitucional, direito ambiental, direito administrativo e direito médico. Foi mãe solo durante a graduação em História, participando como bolsista dos projetos: Oficinas de Gênero e Cidadania nas Escolas (2014); PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2015 - 2017), e do PET - Programa de Educação Tutorial: Conexões de Saberes (2017 - 2018). Também atuou fortemente no movimento estudantil universitário, tendo exercido o cargo de presidente do Centro Acadêmico de História Teresa de Benguela (2016 - 2017), assim como, de representante discente no Departamento de História da UFMT/CUR (2014 - 2017). Trabalha como professora efetiva da educação básica na rede pública ; é fundadora, coordenadora educacional e educadora no Instituto DouLuar; colunista e pesquisadora do Núcleo Materna; e uma das idealizadoras e organizadoras do Ebook "Por onde Andamos? Experiências e Perspectivas das Múltiplas Maternidades nas Universidades" (2023).

Josiane Peçanha
Professora da rede municipal de Niterói, Pedagoga formada pela UFF e atua na rede municipal de Duque de Caxias. É Historiadora e Poeta Antirracista e Feminista, com vários artigos publicados e participações em livros acadêmicos e Antologias Poéticas. Mestre em Ensino de História pela UERJ - Prof-Historia. Membra idealizadora do Coletivo Afrodivas de Niterói- Brasileiras & Cia e do Coletivo Ekó de Duque de Caxias. Participa do Movimento Vidas Negras Importam - Niterói, do Fórum UBUNTU, do FMN - Niterói e da Coalizão Negra por Direitos. Colunista no Núcleo Materna - UFRJ. Pesquisadora das temáticas: Educação Antirracista, Racismo à Brasileira, Decolonialidade/Colonialidade, Ensino de História, maternidade e ciência, e sobre Educação Popular associada à ANPHU , ABPN, GPMC - UFRRJ-UERJ e NUFIPE-UFF.

Gisa Camilo
Mulher negra, mãe solo dos gêmeos Eleonora e Bartolomeu e filha da Camila. Feminista e mestranda em Educação pela UFMG. Especialista em Gestão Pública pela UEMG. Embaixadora do movimento Parent in Science, movimento que hanhou em 2021 o prêmio Nature para Mulheres Inspiradoras na Ciência. Colunista do Núcleo Materna.

Juliana Porto
Juliana Porto é mãe solo há 6 anos de uma menina e um menino, escritora autodidata e formada doula pela Multiplicando Doulas. É pré-vestibulanda almejando cursar Ciências Sociais e vem realizando pesquisa autônoma em gênero, maternidade e infância que registra em seu blog "A Desromancista". Foi cursista de Introdução aos Estudos Críticos da Maternidade pelo Projeto Mães na Universidade UFRJ. Além disso se interessa por psicologia analítica, astrologia e tarot. Nasceu e reside na zona sul de São Paulo.
"Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for." Audre Lorde
Mãe do Lucas (6 anos); Doutoranda em Educação pela Unicid (2022); Mestra em Educação pela PUCPR (2016); Pedagoga (2006). É servidora pública no cargo Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Escritora, produtora e editora de livros paradidáticos para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Autora da Série Pequenos Corajosos da Editora Inverso, série comercial de contrato no Brasil e no exterior. Participante do Núcleo Materna - Núcleo Virtual de Pesquisa em Gênero e Maternidade. Tem foco em estudos de gênero, Direitos Humanos, articulação dos temas maternidades/paternidades e Ciência, feminismos, avaliação da aprendizagem, evasão escolar, políticas educacionais, aprendizagens, inclusão e respeito à diversidade.
Marcella Sandim
Marcella Sandim é mãe da Anna Luiza e da Giovanna, Psicóloga especialista em Maternidade (CRP 05/41550), Psicóloga Perinatal e Ativista pela Saúde Mental Materna, Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGPSI) , Integrante do GTI de Saúde Mental Perinatal do Rio de Janeiro, integrante da equipe do projeto de extensão universitária "Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão de mulheres-mães" CCMN/OV/UFRJ, Psicóloga parceira do Instituto Maternidade Consciente, mantém o canal @marcellasandim_ no Instagram, um canal de compartilhamento, prevenção e divulgação de temas sobre o desenvolvimento humano, gestação/parto e pós parto, orientação vocacional, psicologia, família, possibilidades e muita humanização. Linhas de pesquisa: Clínica Saúde, Educação e Contemporaneidade


Nara Martini Bigolin
Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, mãe de 3 adolescentes olímpicos (2 filhas e 1 filho), possui graduação em Informática (PUC/RS), Mestrado em Ciencia da Computação (UFRGS) e Doutorado (Université de Paris VI ? Pierre et Marie Curie) em Inteligência Artificial. Atualmente é graduanda de Filosofia e Economia. Atua como Docente e Pesquisadora a mais de 25 anos em várias Universidades da França e do Brasil com mais de 50 publicações e 50 orientações em trabalhos de graduação e pós-graduação. Atua em dezenas de projetos de pesquisa, ensino e extensão na área do Pensamento Computacional na Educação Básica, Inteligência Artificial e na temática sobre a desigualdade de gênero nas Olimpíadas Científicas e nas Áreas de Exatas. É Coordenadora do Movimento Meninas Olímpicas do Brasil, membro da Comissão da Educação Básica da Sociedade Brasileira de Computação e Conselheira suplente dessa sociedade. Desde 2018, pertence a Ordem Nacional do Mérito Educativo indicada pelo Ministro da Educação recebendo a Medalha da Ordem.